Notícias
15/09/2017 | Notícias
Sparta tem escudo inspirado no Ceará e sonha com parceria




































A semelhança não é mera coincidência. A predominância é do preto e do branco, mas há o acréscimo do contorno dourado e da faixa azul com o nome: Sparta. O formato é rigorosamente igual ao do escudo do Alvinegro de Porangabuçu. A homenagem está bastante clara. É assim que o jovem Sparta, de apenas 11 anos, equipe profissional de futebol do Tocantins, aproxima-se tanto do cearense Vovô, de 103.


Tudo começou em 2006 quando o o ex-jogador de futebol Fernando Brasília fundou o clube. Ele saiu do futebol, mas não queria que o futebol saísse da sua vida. O pai, cearense, era apreciador do esporte, mas era apaixonado mesmo era pelo Ceará. Como homenagem, Fernando Brasília se inspirou no escudo do time cearense para moldar o escudo da Sociedade Desportiva Sparta. A faixa azul veio do Grêmio, o Imortal de Porto Alegre, equipe na qual Fernando já havia trabalhado.

- São as combinações de cores que eu mais acho bonitas no futebol. O preto, o branco, o azul e o dourado. Daí juntei todas no escudo do Sparta. Mas a homenagem mesmo, a grande inspiração, foi com o escudo do Ceará. Observei os escudos da Ponte, do Bragantino, do Santos, mas o maior percentual mesmo foi do Ceará - explicou o fundador e hoje técnico do Sparta, Fernando Brasília



O clube foi ganhando espaço no Campeonato Tocantinense e é o atual vice-campeão estadual. Com isso, garantiu vaga na Série D e na Copa Verde em 2018. O Sparta também revelou talentos. O nome mais conhecido, que surgiu nas categorias de base da equipe de Tocantins, é o atacante Lucca, hoje na Ponte Preta, artilheiro da Macaca na Série A do Campeonato Brasileiro.

- Eu tenho muita vontade de me aproximar do Ceará, o clube. Tenho um carinho muito grande pela região e pelo próprio clube. Muito por conta do meu pai. Seria muito bom realizar um amistoso, já pensou? Não acredito que agora tenha como, mas um dia seria muito bom. Temos um belíssimo estádio aqui. Seria uma honra receber o Ceará para um amistoso.

Hoje o Sparta, além de clube profissional de futebol, mantém um projeto social com cerca de 200 crianças a partir de sete anos. O melhor jogador do estadual, aliás, é cria da base do Sparta, o atacante Léo, que agora veste a camisa do Novorizontino.

O diretor de marketing do Ceará, Lavor Neto, já tinha ouvido falar do Sparta. Questionado pelo GloboEsporte.com sobre a possibilidade de estreitar os laços com o clube tocantinense, o dirigente se mostrou bem aberto.

- Já tinha ouvido falar do Sparta. Claro que é uma homenagem muito bacana ao clube. Acho que isso é reflexo do carinho que o clube desperta Brasil afora. Isso ficou muito nítido quando vencemos a Copa do Nordeste em 2015. Com relação a estreitar os laços com o Sparta, acho que é uma coisa bem bacana também - pontuou.

Voltar Topo
Copyright 2012 Sparta - Todos os direitos reservados
Rua Jose de Alencar n° 361 Quadra 10 Lote 01 Sala 01 Jardim Filadélfia
(63) 9248-2835 | (63) 8139-5007